Se você ainda tem dúvidas que o Metaverso está entre nós, ou nem sabe do que se trata,
confira essa matéria:
Como tudo começou:
Anunciado em outubro do ano passado por Mark Zuckerberg (dono do Facebook), metaverso
(ou meta) faz referência ao conceito de universo virtual e está sendo considerada a próxima
etapa da internet.
Caso você ainda não saiba, o Metaverso é uma plataforma que tem a intenção de misturar
diversos elementos digitais com o mundo físico, replicando a realidade e incentivando a
comunicação, negócios e toda uma sociedade virtual.
Como a indústria da moda está inclusa no Metaverso?
No metaverso, as vantagens de um personagem digital são infinitas. Como um ecossistema
interconectado, o metaverso permite que as pessoas pulem de um mundo a outro, utilizando
o mesmo avatar.
Dessa forma, as marcas podem também estar presente neste universo digital:
- A Puma criou o influenciador virtual para promover seus novos tênis Future Rider;
- Além disso, marcas já estão realizando desfiles de suas novas coleções no metaverso.
- A Nike lançou uma coleção de tênis Air Jordan no jogo Fortnite;
- RTFKT Studios (adquirida recentemente pela Nike), que usa inovação de ponta para criar
colecionáveis de próxima geração que combinam cultura e jogos. - A Marvel disponibilizou seus personagens como skins (roupas e acessórios usados para
construir o avatar) dentro do mesmo game.
Os skins, inclusive, estão se tornando a porta de entrada da moda no mundo digital. Além
destes, muitos outros projetos que levam marcas de moda e de beleza à ambientes virtuais
estão a caminho.
Estes são apenas alguns exemplos, muito ainda está por vir. Estima-se que 2 bilhões de pessoas estarão no metaverso até 2026, e a indústria da moda será um dos destaques desta
nova era da internet.