- 1- Demin
Este é o famoso jeans clássico, o azul clássico sem variações de cor e sem puído. A palavra “denim” se origina do tecido, elaborado em 1792, na cidade de Nimes, na região sul da França.
É um jeans ideal para os looks mais casuais e informais e combinam muito bem com peças de corte reto.
- 2- Délavé
O Delavé tem origem na França e indica que o tecido passou por um intenso processo de desbotamento ou descoloração de seu tom natural. Consiste em uma lavagem mais delicada e clara.
- 3 – Resinado
Este acabamento proporciona ao tecido uma característica similar ao couro e é alcançado por meio da inserção de um spray resinado contendo brilho ou corante. Após o tingimento, o jeans passa por um processo de aquecimento de até 160ºC para que a cor pegue ao tecido.
- 4 – Vintage
Essa lavagem torna o jeans simples em um “clássico”, com um aspecto envelhecido. As fibras do jeans são pigmentadas, criando uma nova tonalidade. Depois deste tingimento, a peça pode receber mais efeitos, como: puídos, bigodes, entre outros.
- 5 – Destroyed
Tendência que já está em alta há alguns anos, podendo ser utilizado nas mais variadas situações, o estilo destroyed apresenta alguns rasgadinhos no tecido, podendo ser grandes ou menores.
Ele pode ser inserido também em looks casuais e sofisticados, pois se adéqua a qualquer estilo.
- 6 – Estonagem
A estonagem é uma técnica que utiliza pedras para dar uma aparência única ao tecido. O processo de estonagem confere um visual mais batido, desbotado e gasto na peça. Geralmente as roupas estonadas são mais confortáveis, maleáveis e fáceis de vestir. A pedra utilizada para este processo normalmente é a pedra pomes.
Após o processo de lavagem, o jeans ainda passará por alguns ciclos de enxágue. É importante ressaltar que a pedra pomes é utilizada no processo por conta de seu peso leve e sua abrasividade, características que ajudam o processo de estonagem.
- 7 – Degradê
Este estilo de lavagem é utilizado para levar mais modernidade ao tecido. O processo é realizado com determinado produto, que é aplicado no local em que se pretende alterar a coloração. Quando mais aplicar, mais clara será a coloração.
Algumas marcas, utilizam este método para criar peças com duas ou mais cores, a fim de agradar todos os estilos de consumidores.
- 8 – No Wash
Esta lavagem é caracterizada por ser ecologicamente mais sustentável, tendo em vista que usa menos produtos e uma quantidade reduzida de água.
Dessa forma, o resultado é um jeans azul mais macio e com cor mais intensa.
- 9 – Stone Wash
É preciso ressaltar que o stone wash também é caracterizado como um jeans estonado, pois apresenta um leve desbotamento da cor original do tecido, realçando pontos especiais no jeans.
- 10 – Amaciado
A lavagem de jeans amaciado é um processo simples, que consiste em amaciar o tecido, fazendo com que a peça continue com a cor original. Sua etapa de lavanderia proporciona mais maleabilidade no tecido e, dessa forma, torna a peça mais confortável e com toque mais aveludado e suave.
Estes são alguns tipos de lavagens de jeans, alguns mais comuns, outros mais específicos. É importante estar sempre antenado nas novidades que vão surgindo e acompanhar as tendências deste mercado, que constantemente evolui!